ABS terá que estar presente em 100% das motos nacionais e importadas em 2019

Compartilhe e Curta
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Desde 2016 há um projeto para que todas as motos 0 km circulando em território nacional tenham o sistema de freio ABS, que é comprovadamente mais eficaz em situações de risco, evitando acidentes que podem vir a ser fatais.

O cronograma estipulado pelo Detran para a mudança foi de :

1º de janeiro de 2016 – 10% da produção nacional/importação
1º de janeiro de 2017 – 30% da produção nacional/importação
1º de janeiro de 2018 – 60% da produção nacional/importação
1º de janeiro de 2019 – 100% da produção nacional/importação

A obrigatoriedade do ABS é uma medida muito importante para que milhares de vidas possam ser salvas, o sistema é muito mais eficaz do que sistemas de frenagem por tambor, quando o freio ABS é acionado, as rodas não travam, dando muito mais estabilidade e controle para o motociclista, além da distância para a frenagem completa ser muito melhor nos casos com ABS.

Nesta imagem podemos ver claramente a diferença na frenagem de uma frenagem comum, sistema de tambor, e a frenagem o o ABS.

Em países da Ásia onde a moto é o principal meio de transporte, a obrigatoriedade do ABS já existe desde do início de 2018, evitando muitos acidentes de trânsito. Na União Europeia o ABS é o obrigatório desde 2016, e para motos acima de 125 cc desde 2017. O Japão exige o ABS de fábrica desde o início de 2018, países como os EUA e Austrália também debatem a obrigatoriedade do ABS.

Importante dizer que no caso do Brasil, todas as motocicletas 0 km dever ter sistema ABS, Sem exceções para modelos, inclusos Scooters e modelos de baixa cilindrada, até o modelos esportivos, todos deverão possuir o sistema ABS.

Por mais que de forma tardia, o Brasil estar se adequando a essa exigência e a tornando obrigatória demonstra uma evolução e preocupação do poder público para com os motociclistas, ações públicas como essa são altamente relevantes, principalmente na preservação da vida.

Neste vídeo você pode esclarecer outras dúvidas sobre o funcionamento do ABS e sua importância.

 

 

 

fonte: http://www.motonline.com.br/noticia/todas-as-motos-terao-abs-ate-janeiro-de-2019/