Guia: Custom – Todos os detalhes de um dos estilos mais clássicos de motos

Compartilhe e Curta
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A custom é aquele tipo de moto que não passa despercebida, o sonho de consumo de muitos motociclistas é tem uma custom pra chamar de sua, e no post de hoje faremos um guia sobre esse estilo de motos que há muito tempo conquista adeptos.

As custom no geral seguem uma linha de estilo retrô, com influências de estilo pós segunda guerra, dentro do segmento das customs existem duas categorias:

  • Choppers
  • Low Riders

Choppers:
As Choppers são a primeira referência quando se pensa em motos custom, com características quase que caricatas, elas são uma vertente das Bobbers que surgiu nos anos 60, e se popularizou com o lançamento do filme Easy Rider em 1969, se tornando um sucesso em todo o mundo. O banco bem a frente do banco traseiro, os longos garfos na roda dianteira e o guidão super alto e longo são o que fazem das Choppers inconfundíveis. Pilotar uma Chopper não é tarefa fácil, além da postura não muito confortável a longo prazo, é preciso ter muita personalidade.

Low Riders:
As Low Ridders são como um oposto para as Choppers, com um visual mais horizontal e a suspensão dianteira com um ângulo mais fechado, dando um estilo de pilotagem bem mais baixo que as Choppers.

 

E dentro dessas duas categorias, temos alguns estilos:

  • Café Racer
  • Bobbers
  • Flat Trackers
  • Old School
  • New School
  • Rat Bike

Café Racer:
As Café Racer tem uma estética mais parecida com as motos de corrida, possuem uma carenagem mais “pelada”, um grande tanque de gasolina exposto, assento reto distante do guidão,  são as principais características que marcam as Café Racer.

Bobbers:
As Bobbers surgiram pelo desejo dos ex-soldados americanos vindos da segunda guerra por motos mais leves, mais parecidas com os modelos europeus. E para conseguir essa leveza, eles começaram a remover os para-lamas, espelhos, bancos de garupa e todos os elementos considerados “desnecessários”. O guidão reto levemente curvado para baixo, o banco mais baixo e seus escapamentos barulhentos são o que caracterizam as Bobbers. As Bobbers se tornaram uma referência de estilo e identidade pessoal, cada motociclista deixava um pouco de sua personalidade ao fazer as alterações em sua moto, podem ser consideradas a versão americana do que as Café Racer são para o Reino Unido.

 

Flat Trackers:
As Flat Trackers podem ser consideradas a versão off-road americana para as Café Racer, seguindo a mesma linha de estilo das Café Racer de mecânica aparente e visual mais robusto, ela possui rodas dentadas e foi desenvolvida para absorver impactos. Hoje ela não é uma moto para corrida off-road, mas ainda é muito popular para esse tipo de terreno.

 

Old School:
O estilo Old School traz fidelidade as características das motos dos anos 40, 50 e 60, sem características modernas, elas são totalmente retrô e dão aquela sensação de nostalgia.

 

New School:
O oposto das Old School, são Choppers com ares futurísticos que chamam muita atenção, nas New School vale o investimento em pinturas diferenciadas, tanques com formato incomum, fazendo parecer que saíram de algum filme futurista.

 

Rat Bike:
As Rat Bike são um tanto quanto curiosas, o estilo Rat Bike é basicamente um estilo largado, dar o mínimo de manutenção possível na moto, deixar ela suja e resolver problemas com gambiarras é a alma desse estilo. Há quem goste desse estilo peculiar, além de qualquer modelo pode se tornar uma Rat Bike, para isso basta só ser negligente, relaxado e colocar alguns acessórios não muito sofisticados, dando aquela cara de que você acabou de voltar da guerra com a sua moto.

A grande “graça” das customs é a possibilidade de altera-la de modo que ela tenha a sua personalidade, sua cara.

As customs não são modelos muito baratos, para realizar o sonho de pilotar uma você terá que desembolsar uma bela quantia, sem contar as alterações que você pretende fazer, que também requer uma grana (a não ser que você pretenda seguir pelas Rat Bikes).

Além de que as custom são motos de cilindrada alta, acima de 600 cc, o que não é para iniciantes, não imagine que você irá tirar a habilitação e sair por aí com a sua Chopper Old School, são motos potentes e pesadas, geralmente passam dos 300 kg, são indicadas para pilotos que já possuam experiência, que já tenham uma estabilidade, e por incrível que pareça, preparo físico também faz diferença, as customs na maioria das vezes exigem posturas de pilotagem que não são as mais ergonômicas, e se você pretende pegar a estrada, pense em uma caminhada e alongamentos antes disso.

O que não podemos negar é que temos customs para todos os gostos, desde os saudosista até os futuristas, e você pode deixar a sua custom com a sua personalidade.

Se você tem uma custom, mostre pra gente, envie uma foto e conte um pouco da sua história com a sua custom, iremos publicar no site e nas redes sociais.

 

 

fonte:http://qcveiculos.com.br/motos-custom/
https://www.carrodegaragem.com/moto-custom-como-escolher-sua/
https://eritonmotos.wordpress.com/2014/03/28/o-que-e-moto-custom/