Motos clássicas: Harley-Davidson Sportster

Compartilhe e Curta
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A motocicleta mais vendida da história dos EUA da marca estadunidense Harley-Davidson, a Spostster é nossa estrela de hoje das motos clássicas.

O modelo mais longevo da montadora vem sendo fabricado desde 1957, o modelo foi pensado para substituir o modelo K, e para competir com a inglesa Triumph, que dominava as corridas de motovelocidade da época, o esporte que contagiou todos os jovens aventureiros da época.

Um modelo considerado leve para os padrões da Harley-Davidson, pesava aproximadamente 200kg, o modelo não era cheio de carenagens e nem muitos detalhes, idealizado para as corridas, o motociclista não precisava depenar as peças consideradas desnecessárias, ela já vinha pronta para a aventura.

Inicialmente ela era fabricada com um motor de 55 polegadas cúbicas, o que corresponde a cerca de 901cc, o que era muita potência para uma motocicleta da época. Uma das características mais marcantes da Sportster era sua vibração, o motor era parafusado diretamente no chassi, passando toda a vibração do motor para o motociclista, o que poderia ter sido um grande defeito no modelo acabou sendo uma de suas características mais marcantes, o motociclistas costumavam dizer que isso os fazia sentir a Sportster, como uma conexão homem máquina, transformando o modelo em um mito.

A série XL foi considerada a primeira muscle bike americana, dominando todas as vendas, ela é até hoje a preferida dos amantes da categoria, o modelo tinha um grande pistão de 3 polegadas (em comparação com as 2,75 polegadas para a K),  maior largura do pistão exigiam maiores válvulas, os pistões mais curtos significava maior rpm, alterações que aumentaram a potência do motor.

Em 1958 a marca Peanut foi incorporada ao tanuqe de gasolina e ao escape de duplo escalonamento, a partir de então as versões Sportster XLH com opcional de um motor com maior taxa de compressão, também em 1958 outra motocicleta no catálogo é a XLC, que era mais baixa e a Sportster direcionada para passeios, a Sportster XLCH. O CH é abreviação de “Competition Hot”, e é uma versão despida da original XL.

    

Foi a primeira opção dos corredores até 1990, e em seus 60 anos de história, coleciona evoluções tecnológicas e fãs espalhados pelo mundo, a fácil adaptação do modelo a qualquer necessidade e suas características tão marcantes a fizeram um dos modelos mais populares da Harley-Davidson, e o mais vendido da história na terra do tio Sam.

 

fonte: http://viagemdemoto.com/historia/77-a-historia-da-harley-davidson-sportster

http://club1903motorcycles.com.br/blog/2017/07/26/sportster-60-anos/