Tudo o que você precisa saber sobre escapamentos

Compartilhe e Curta
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Muitos motociclistas apreciam fazer modificações em suas motos, torna-la mais bonita ou mais potente, e uma das modificações mais populares é a troca do escapamento, mas para que essa troca ocorra de forma segura, dentro da lei, bonita e sem agredir mais o meio ambiente, é preciso saber algumas coisas.

Continue lendo o post para saber tudo sobre escapamentos!

Vamos começar pelo por quê tantos motociclistas procuram pela troca do escapamento, ao trocar o escapamento de fábrica por um escapamento esportivo a principal mudança notada é no ronco da moto, que fica muito mais sonoro, o que é extremamente atrativo para alguns motociclistas, outra mudança pode ser a estética, existe uma grande procura pela troca do escamento só por questões visuais, e também temos um ponto que podemos dizer que é o que mais influencia os motociclistas, ao trocar o escapamento a moto pode ganhar alguns cavalos a mais de potência.

O princípio básico de um escapamento esportivo é aumentar a velocidade da saída dos gases do escapamento, o que consequentemente aumenta a potência rpm, um escapamento de fábrica tem a principal função de regular a emissão dos gases queimados e reduzir ruídos, ao trocar por um escapamento esportivo, os gases emitidos ainda serão regulados, mas, sem perder potência e em vez de tentar abafar os ruídos produzidos pelo motor, ele capta esse ruído dando uma maior sonoridade pra ela, o que faz do ronco das motos música para os amantes das duas rodas.

Existe a opção de troca apenas da ponteira do escapamento, quando apenas a ponteira é trocada os ganhos são na maior sonoridade do ronco e na redução de emissão de gases, também é uma alteração muito mais barata que a troca de todo o conjunto de escapamento, composto pelo coletor e ponteira. Em motocicletas que já passaram por mais alterações, como mudanças no motor e ignição, a troca do conjunto completo é aconselhada, para que todas as partes da moto “conversem” entre si.

Na troca da ponteira só teremos alterações no ruído e uma leve mudança na capacidade de aceleração, já na troca do conjunto completo, você terá uma mudança em todo o funcionamento do motor, como eu disse anteriormente, a troca de todo o conjunto é aconselhada para motores com alterações para que haja harmonia, e mesmo que não hajam outras alterações na mecânica, a troca do conjunto de escapamento irá trazer alterações no motor, mudando potência e queima de combustível.

Outro dado importante para tomar conhecimento na hora de trocar o escapamento, ou apenas a ponteira, é a opção pelo material, existem diversas opções no mercado em aço inox, alumínio, fibra de carbono e titânio.

As opções em alumínio são mais baratas, mas possue algumas desvantagens que podem se tornar decisivas na hora da compra, as opções nesse material são menos resistentes, mais propensas a amassados e deformações, e também superaquecem com facilidade e demoram muito tempo para resfriarem, que pode causar acidentes com queimaduras caso o motociclista circule em meios urbanos movimentados ou tenha contato da moto com crianças.

As opções em aço inox oferecem um visual mais atrativo, o cromado chama de fato muita atenção, mas são mais pesadas, e também superaquecem e demandam muito tempo para se resfriarem.

As opções em fibra de carbono estão junto com as opções em titânio como as mais caras, as de fibra de carbono são mais leves, também podem trazer um visual atrativo e não esquentam, o que é excelente tanto para a segurança do motociclista quanto para a segurança dos que o cercam.

Os de titânio também são muito leves, e são mais indicados para as motos de competição, também apresentam um ronco muito mais sonoro e potente.

Outra informação importante que deve ser levantada na hora de procurar modelos de escapamento para trocar é se a peça se encaixa perfeitamente na sua moto. Procure sempre por modelos que foram desenvolvidos para o seu modelo de moto, caso um escapamento muito pequeno ou muito grande seja instalado, podem haver comprometimentos no equilíbrio do quadro da moto causando problemas graves.

É importante saber que se você possui uma moto zero quilometro e pretende trocar o escapamento, esteja ciente de que após a troca, sua moto perderá a garantia, a montadora não se responsabiliza por possíveis problemas gerados após alguma alteração na mecânica original da moto.

Procure sempre por marcas que sejam confiáveis, algumas montadoras fazem indicações e até fabricam peças para alterações, existem muitas marcas no mercado que não oferecem produtos fabricados com material confiável e que podem te trazer diversos problemas, comprometendo o funcionamento da sua moto.

As faixas de preço para escapamentos é muito diversa, é muito relativa a aquilo que você procura e de que marca pretende adquirir uma peça.

Esteja sempre atento a essas informações para que as alterações na sua moto sejam sempre feitas com cuidado e profissionalismo, preservando pela integridade da sua motocicleta e a sua também.

 

 

fonte:https://portalauto.com.br/motos/escapamento-esportivo-motos/
https://blog.masttermoto.com.br/escapamento-esportivo-para-moto/
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/auto/escapamentos-de-motos-tipos-e-como-cuida-los-1.308008